Proposta Pedagógica

O Colégio Superação, através da sua proposta pedagógica, contribui com a formação do aluno em quatro áreas: Ciências humanas, Ciências da natureza, Linguagem e Códigos e Matemática.

Os pressupostos teóricos assumido têm como referência a Teoria Sócio Histórico Cultural, que tem Vigotsky como principal representante. Segundo essa teoria, o aluno se transforma em sujeito ativo e responsável, consciente e orientado para alcançar determinados objetivos na interação com os sujeitos.
Nessa perspectiva, o sujeito da aprendizagem, requer para se desenvolver, um leque de conhecimentos mais ampliado, mais rico de oportunidades, mais variado e que lhe propicie informações a serem por ele ressignificadas. Sem atribuição de significado não há produção de conhecimento.

O conhecimento pode ser amplamente construído por meio da participação ativa dos sujeitos, da reflexão e da interação social. É preciso, portanto, conhecimento mútuo entre os participantes do processo educacional, diálogo, desenvolvimento da confiança e o estabelecimento de laços de compromissos compartilhados. Com isso, evidencia-se a importância do professor como mediador competente.

Como a função primordial do professor é possibilitar aos seus alunos o acesso ao conhecimento escolar elaborado, o qual deve passar por esquematizações, reestruturações, segmentações, simplificações, reconstruções práticas como meio de promover a sua apreensão pelos alunos. Desta forma, estará sendo de fato um mediador na interação dos alunos com os objetos de conhecimentos e a orientação didática que assume; os métodos que utiliza têm como finalidade estimular a compreensão e diferenciação entre os conceitos, possibilitar a sua generalização, transposição e aplicação em situações diversas e permitir a solução de situações problema, o levantamento de questões, a avaliação dos resultados de suas ações e a reconstrução do conhecimento em diversos níveis.

Nesse contexto, o material pedagógico adotado é o da Rede Pitágoras de Ensino, que vem se transformando com os desafios que se sucedem e se encontra renovado para superar as novas demandas deste início de século.