A Filosofia na Vida do Estudante

"Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e
nenhum velho deve parar de filosofar, pois
nunca é cedo demais nem tarde demais...."

Epicuro.

O grande pensador e cientista Albert Einstein publicou em 1953 um livro chamado “Como Vejo o Mundo”, onde ele apresenta seus questionamentos sobre sua existência e o mundo. Ele inicia a obra dizendo: “Minha condição humana me fascina. Conheço o limite de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às vezes o pressinto. Pelas experiências cotidianas, concretas e intuitivas, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o sorriso e a felicidade deles me condiciona inteiramente, mais ainda para os outros que, por acaso, descobri terem emoções semelhantes as minhas. E a cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida – corpo e alma – integralmente tributária do trabalho dos vivos e dos mortos”.

Talvez o leitor pergunte o que esse pensamento tem a ver com a filosofia na vida dos estudantes. Porém, Einstein apresenta nesse pensamento a sua posição diante de questões estritamente de cunho filosófico como: o sentido da vida, a experiência cotidiana da nossa existência, a felicidade, a pessoa humana e sua relação como os outros homens, o transcendente, a morte, enfim, todas as questões que dizem respeito as nossas vidas e que são pertinentes ao campo da filosofia.

Acreditamos que todas essas questões devem ser abordadas em sala de aula, pois considerando a pessoa como um ser integral em sua complexidade na relação com o mundo e as pessoas que os cercam.

Nessa perspectiva o saber que não estiver relacionado com os questionamentos a respeito da vida do educando, perde a sua razão na escola.

Nós do Colégio Superação, além de nos preocuparmos com a intelectualidade do estudante, estamos preocupados como a sua formação integral. Sendo assim, quando deixarem nossa escola, para assumirem suas escolhas, não serão meros reprodutores do que aprenderam, mas pessoas capazes de contribuir para um mundo mais digno.

Cláudio Bertotto
Professor de Filosofia