Histórico

A Escola de Ensino Fundamental e Médio da Universidade do Oeste de Santa Catarina / Unoesc - Campus Videira, foi fundada em março de 1990, com denominação distinta para cada umas das modalidades de ensino oferecidas (Fundamental e Médio).

O Ensino Fundamental teve sua autorização através da Portaria 135/89 combinada com a Portaria 208/90 e o Ensino Médio foi aprovado pela portaria SEE nº 255/89.

Com a unificação das duas modalidades de ensino pela Portaria Interna CONGES nº 2000, de 14/09/2000 e Processo - PCEE 345/016 (Parecer CEDB Nº 043) / Análise Nº 369/2001 aprovado em 10/04/2001, a escola passou a denominar-se Colégio Superação, atendendo ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) e Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série).

Inserido na estrutura organizacional da Universidade – Unoesc - a qual pertence, o Colégio Superação está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação cabendo à mesma, juntamente com as coordenações pedagógicas, a tomada de decisões no âmbito geral da unidade escolar.

Está localizado à Rua Paese, nº 198, no Bairro das Torres. Sendo um bairro tranqüilo, favorece as condições de estudo, por não receber influência de ruídos externos, uma vez que a rua que dá acesso à escola não é movimentada e não existem fábricas no bairro que poluam o ambiente. O espaço físico ao qual o prédio escolar está alocado é amplo, com uma área construída de 18.944,77 m².

Possui à sua disposição:
• Amplas salas de aula;
• Ginásio de Esportes, Sala de Dança e Academia de Ginástica;
• Biblioteca Universitária e Biblioteca Infantil;
• Laboratórios de Ciências e Informática;
• Central de Cópias;
• Auditório e Salão Nobre;
• Ambulatório;
• Cantinas e Restaurante;
• Área arborizada;
• Estacionamento próprio.

A água utilizada pelos alunos é potável e recebe tratamento do sistema de abastecimento do município.

O prédio encontra-se dentro das normas exigidas pela legislação, passando por vistorias periódicas dos órgãos competentes. Em relação à segurança pessoal, o Colégio conta com a Empresa de Segurança LINGER que atua no contexto geral da UNOESC.

O encaminhamento do trabalho pedagógico, na escola, está a cargo de Coordenadores Pedagógicos, Professores, Orientadores Educacionais, Psicólogos e Psicopedagogos.