Rendimento Escolar

Serão realizadas para fins de apuração de resultados provas, trabalhos bibliográficos, atividades individuais ou em grupo. Em se tratando de prova escrita o enunciado sempre expressará com objetividade e clareza as considerações específicas na atribuição da nota.

A nota obtida após estudos de recuperação substituirá a anterior, desde que seja referente aos mesmos objetivos. Sendo que a recuperação ocorrerá de forma paralela aos conteúdos trabalhados e acontecerá durante todo o ano letivo.

A escola adota critérios em comum quanto aos procedimentos acerca dos registros de avaliações que precede a média do bimestre. São eles: atividade escrita, atividade oral, atividade extraclasse. As disciplinas com até duas aulas semanais poderão usar os diferentes critérios ao longo do ano.
O aluno ou o responsável tem o direito de saber a qualquer tempo sobre seu desenvolvimento escolar.
Todos os trabalhos em grupo deverão ser orientados em sala de aula.

A escola realiza bimestralmente, simulados, por ser considerado mais uma oportunidade de recuperação de conteúdos. Organizado pela coordenação pedagógica. As questões objetivas são elaboradas pelos professores e a quantidade é padrão (05) para todas as disciplinas. O resultado do simulado terá valor acrescido de até 0,5 pontos em cada disciplina – obedecendo ao número de acertos.

Para aprovação sem realizar exames finais, o aluno deverá obter durante o ano, média igual ou superior a 7 (sete ) em cada disciplina curricular.

A avaliação é contínua e cumulativa, sendo emitida em médias bimestrais, anuais e finais. A média bimestral (MB) de 5ª a 8ª séries e Ensino Médio consiste na média aritmética do conjunto de avaliações realizadas. A Média Anual (MA) é o resultado da média aritmética das notas bimestrais: 1º bimestre + 2º bimestre + 3º bimestre + 4º bimestre, dividido por 4 devendo a Média Anual (MA) ser igual ou superior a 7(sete).

O cálculo para obtenção da Média Anual obedecerá à seguinte fórmula:

MA = MB1 + MB2 + MB3 + MB4 = 7,0
4

O aluno que não atingir Média Anual igual ou superior a 7,0 (sete), e não inferior a 3,0 (três) em cada disciplina, deverá submeter-se à prova de Exame Final (EF). Será considerado aprovado o aluno que após o Exame Final obtiver pontuação igual ou superior a 14 (catorze), respeitado o critério estabelecido na Resolução Nº 158/08 – CEE/SC para a composição da pontuação final:

“A Média Anual, obtida pela soma aritmética dos bimestres e dividida por 4(quatro), será multiplicada por 1,7 em pontos, somado ao resultado da multiplicação da nota da Prova de Exame, multiplicada por 1,3, igualmente convertida em pontos, devendo a Média Final ser igual ou superior a 14 pontos. Para os alunos que se enquadrarem neste artigo será adotada a seguinte fórmula:”

MF = Média Anual (MA) x 1,7 + Exame Final (EF) x 1,3 >= 14

Na avaliação são utilizados instrumentos elaborados pelo professor na sua respectiva disciplina, sob a supervisão do coordenador pedagógico.

Da Promoção:

A promoção no ensino fundamental e médio é anual.
Para efeito de promoção pode-se adotar o sistema de progressão parcial, ou seja, promoção com dependência em até duas disciplinas, para as duas últimas séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Para promoção em qualquer disciplina requer-se pelo menos 75% de freqüência, média igual ou superior a 7,0 (sete) e em caso de exame final, maior ou igual a 14 pontos, ao término do Exame Final.

Da Retenção:

Considera-se retido ou dependente em uma ou duas disciplinas o aluno que no final do ano letivo e após realização de Prova de Exame Final, não obtiver o mínimo de 14 (catorze) pontos. Obs.: O regime de dependência será oferecido somente para os alunos das duas últimas séries do Ensino Fundamental e para os alunos do Ensino Médio.

O tempo de cumprimento das dependências é de até um semestre.

1°. O aluno que não obtiver aprovação no final do curso pode cumprir suas dependências logo após o ano letivo. Após 1 (um) ano de ocorrência do fato, esgota-se o prazo para cumprir a dependência de alguma disciplina, devendo o aluno refazer a série.

2°. A forma do cumprimento das disciplinas se dará através de um plano de estudos e avaliações elaborados pelo professor de disciplina, com pelo menos dois instrumentos de avaliação e a média requerida para a promoção é 7,0 (cinco).

Não será oferecido certificado de conclusão de curso ao aluno com dependência.