Orientação Educacional

O Orientador educacional é o profissional que se preocupa com a formação pessoal de cada estudante. Fazendo parte da equipe de gestão, trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Através da parceria com os professores procura compreender o comportamento dos estudantes para manter uma ação adequada com os mesmos. Nesse sentido integra-se com a proposta pedagógica para poder manter um diálogo com os pais ou responsáveis, bem como com a própria comunidade.

A Orientação Educacional é entendida como um processo dinâmico e contínuo, estando interligada em todo procedimento escolar. A função do Orientador Educacional está vinculada na relação intrínseca entre os alunos e a escola, contribuindo para o processo de integração Escola/Família/Comunidade, numa instância que visa suprir as dificuldades pedagógicas-educacionais, emocionais, sociais e cognitivas.

Nessa perspectiva a Orientação Educacional no Colégio Superação, contribui numa educação de qualidade, que entende o indivíduo como um ser único, pertencente a um contexto social familiar que condiciona diferentes formas de viver, agir, sentir, pensar e aprender.

O colégio Superação, na pessoa do Orientador Educacional, busca despertar nos alunos o compromisso com a responsabilidade e autonomia enquanto pessoa e cidadão, estimulando desta forma uma reflexão coletiva de valores: liberdade, justiça, honestidade, respeito, solidariedade, fraternidade e comprometimento social.

Marco André Serighelli
Orientador Educacional